CULTURA, DIVERSÃO E ARTE!
Esta era a proposta do Soirée, evento que aconteceu no Emporium Pub, neste ultimo sábado (20/10) e é claro que nós do Laborativo fomos prestigiar e contamos aqui nossas agradáveis impressões.
Logo que eu vi a divulgação achei que era mais uma iniciativa do C.A, porém após visualizar o flyer de divulgação foi possível ver que se tratava de uma iniciativa dos próprios acadêmicos da 8º fase de licenciatura.
O principal objetivo do Soirée, conforme divulgado nas redes sociais seria o de “Contribuir na ampliação do repertório artístico cultural de jovens e adultos universitários e da comunidade, através de experimentações sensoriais, visuais e musicais, por meio de exposições, apresentações artísticas e experiências estéticas.”
Quando eu cheguei no local já se passava das 22h, então perdi grande parte das atrações que estavam sendo divulgadas como: perfomance, sarau de poesias e teatro. :(
Nathalia Barros Silvestre. Imersão da natureza, 2012. |
Senti um clima muito agradável, de fato, agregar música e entrada gratuita, resultou num público bem diferenciado, o que é bom, pois mostrou que o evento atingiu um público que não está acostumado com essa vivência em arte.
O potencial que eu vejo nisso é que este mesmo público, possivelmente atraidos por esses dois itens acima citados, se divertiram e de quebra ampliaram seu repertório.... Essa era a proposta do Soirée, que eles conseguiram executar muito bem.
Posso estar falando demais, mas talvez alguns do que estavam ali, estavam tendo contato com a arte, nessas circunstâncias, pela primeira vez.
Já que o que percebo frequentando os espaços formais de exposição é que há sempre um mesmo público.
Sobre as obras... elas tomavam parte do térreo, as escadas e o 1ª andar. E ao que me pareceu não eram só de acadêmicos.... outros artistas estavam expondo. Eu bati algumas fotos com o celular, que ficaram péssimas por sinal.
Espaço expositivo - 1º andar |
Como egressa do curso de Artes Visuais, achei essa iniciativa incrível, sei que faz parte de alguma disciplina do curso, talvez a do estágio em espaços não formais, mas posso dizer que a proposta foi bastante instigadora, até mesmo pra por em cheque o estatuto de cultura da cidade.
Felizmente este não é o primeiro evento que temos que agregou musica e arte em espaços não formais, posso citar a festa Vogue e as iniciativas do Coletivo Murro que vem agregando este novo cenário cultural da cidade.
Se as pessoas não vão até a arte, a arte está indo até as pessoas. E ver cada vez mais pessoas preocupadas e dedicadas em promover isso, é ótimo!
Espaço expositivo - Escada |
Mas nesse evento em questão, todos ganharam. Os acadêmicos produtores por pensar num evento não apenas para garantir uma aprovação em uma matéria e sim por acreditarem no potencial, os acadêmicos que ganharam mais um espaço de visibilidade na cidade para expor seus trabalhos, e a cidade que desfrutou de uma nova alternativa de entretenimento que propôs um acesso diferenciado a cultura e arte.
Estão de parabéns! Os acadêmicos e também o curso e os professores, por provocarem seus alunos a produção deste evento tão rico e necessário em nossa cidade.
O que percebo é que a cada ano vemos todos se emprenharem mais e mais para a melhora do curso, pena que por vezes isso não é reconhecido pela UNESC.
Parece que ainda por essa semana ocorrem mais dois eventos:
Então fica o convite para quem não foi, ou foi ao Soirée.
Lembrando que saiu uma reportagem sobre o evento no Diário de Notícias que vocês pode ler aqui