POLÊMICA: Artista retrata a Última Ceia com Jesus travesti



Para inaugurar nossa coluna ~~ Polêmicas ~~~uma notícia quentinha que está agitando esse mundinho da arte. A noticia vem lá da Servia, conforme noticiado pelo jornal The Sun .


   O bafo da vez é que a artista sueca Elisabeth Ohlson Wallin criou, se é que assim podemos dizer, mais uma versão polêmica do quadro “A Ultima Ceia” de Leonardo da Vinci.
   Sua adaptação gira em torno da temática homossexual, onde podemos notar um Jesus travesti e seus apóstolos gays, lésbicas e transexuais.... Oh GOD!!!
   A exposição abriu em Belgrado, capital da Sérvia, neste ultimo final de semana, e como consta no The Sun, contou com forte reforço policial.
   Tudo isso obviamente para garantir que nenhum fanático cristão invadisse a mostra intitulada “Ecce Homo”.
Cecilia Giménez. Ecce Homo, 2012.

Ecce Homo são as palavras que Pôncio Pilatos teria dito, em latim, ao apresentar Jesus Cristo aos judeus de acordo com o evangelho. Em português, a frase significa "Eis o Homem".  Ecce Homo também, pra quem não sabe, nos remete a esta conhecida obra:

Voltando à polêmica...

   Muitos protestos contra a obra começam a surgir, querendo o cancelamento da mostra. Segundo o jornal, uma multidão protestou do lado de fora ao que chamaram de “insulto” ao cristianismo.
   Temendo mais problemas, as autoridades cancelaram uma parada gay que estava com data marcada para acontecer na cidade. =/

    Este trabalho, produzido e apresentado pela primeira vez em 1998 em Södermalm em Estocolmo,  traz 13 fotos onde a artista se utiliza de modelos homossexuais para ilustrar passagens bíblicas, numa visão, que segundo a artista, retrata a vida de Jesus Cristo num contexto atual.

Elisabeth Ohlson Wallin. Krubban, 1998
   Em Krubban (traduzido: Nascimento),  Elisabeth mostra uma familia composta por pais homossexuais, algo devidamente coibido e rejeitado pelas correntes cristãs.  

Elisabeth Ohlson Wallin. Pietán, 1998
   Em Pietán (traduzido: Pietá), a artista parece insinuar que Jesus morre por causa da AIDS, o que nos remete à um dos preconceitos existente à classe homossexual.

Elisabeth Ohlson Wallin. Judaskyssen, 1998
    Em Judaskyssen (traduzido: O Beijo de Judas), na vestimenta de Jesus é possivel notar um triângulo rosa. Este era um símbolo usado nos campos de concentração nazistas para indicar homens que haviam sido capturados por práticas homossexuais, sendo o símbolo mais antigo existente que representa a comunidade homossexual. Assim sendo, o triângulo rosa de ponta cabeça passa a ser um dos símbolos de movimentos internacionais favoráveis às minorias sexuais, sendo, no entanto, um pouco menos popular que a bandeira arco-íris. 

Elisabeth Ohlson Wallin. Korsfästelsen, 1998
   Em  Korsfästelsen (traduzido: Crucificação), a artista faz uma analogia a crucificação, entre a perseguição existente entre os homossexuais por parte dos skinheads.

Para ver todas as outras fotos clique aqui

   Não podemos dizer com certeza o que ela pretende com isso, mas certamente deve ser uma critica a posição da igreja católica contra os homossexuais, além de enfatizar todo o tipo de preconceito que ainda prevalece na sociedade.

E você o que achou disso?

   Isso me retemeu a polêmica do ano passado, onde um acadêmico e artista fez uma releitura da mesma obra ("A Ultima Ceia" de Leonardo da Vinci) porém para representação dos apóstolos usou 12 objetos fálicos (11 brancos e 1 marrom) em base de argila sobre pratos de porcelana.  Se você estava em coma e não ouviu falar disso veja aqui.
Comentários
0 Comentários
newer post older post