Pandora's box, MuBE e Laborativo





O Laborativo se inscreveu para participar da 3ª edição do  projeto de Mail Art do Museu Brasileiro da Escultura. E a Pandora's Box já chegou!!!!


Mas o que é isso?

Com o intuito de democratizar o processo criativo e o acesso à arte, todo ano rola alguma iniciativa do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) inspirada na Arte Postal/Mail Art.


Sobre Arte Postal/Mail art
A arte postal, criada nos EUA na década de 60, também conhecida pela expressão inglesa mail art, é uma forma de arte que utiliza objetos relacionados ao correio como meio, criada originalmente como uma alternativa ao sistema fechado das artes. Seu objetivo é a comunicação entre redes de artistas por meio do intercâmbio de propostas criativas.  Este movimento se caracteriza fundamentalmente pela liberdade de expressão. Não há seleção ou jurados. As convocatórias são divulgadas através das redes de artistas e o convocante se compromete a exibir os trabalhos e a fornecer documentação adequada. As exposições podem ser temáticas ou não e a técnica a ser utilizada é livre. É estabelecida uma data para entrega dos trabalhos e em alguns casos as dimensões. Apesar da existência de algumas mostrar organizadas por instituições que definem regras, a Arte Postal ainda é uma forma possível dos artistas se manifestarem com total liberdade sem as amarras impostas pelo mercantilismo ou por tendências artísticas dominantes nos circuitos oficiais. 


Nesta 3ª edição do "Mail Art do Museu Brasileiro da Escultura" o tema é "Pandora's Box" (Caixa de Pandora)

O MuBE envia uma caixa contendo um kit (este da foto abaixo), você solta sua imaginação e envia sua obra de volta. E no dia 6 à 30 de dezembro haverá uma grande exposição com as obras recebidas!


O convite foi feito via Facebook e através de blogs para os adeptos da Arte Postal, e as inscrições estavam abertas para artistas do mundo todo. 

Acompanhe as notícias desta edição: aqui


Como essa não é a primeira vez que o MuBE realiza uma exposição coletiva baseada na Arte Postal, nós preparamos um resumo do que aconteceu nas outras edições...


Um livro sobre a morte (2010)

Foto por Mariana Ortega

Em 2010, a mostra Um Livro sobre a Morte,  recebeu centenas de cartões postais, do mundo inteiro. A exposição consistiu num mural gigantesco, composto por cartões-postais que retratavam a morte, de acordo com a visão peculiar de cada artista participante.
A exposição foi um novo capitulo do projeto original “A Book About Death” de 2009 concebido pelo artista norte-americano Matthew Rose, um projeto colaborativo onde vários artistas criaram obras de tamanhos variados especialmente para compor páginas desacopladas de um possível livro sobre a morte. 
A mostra original ocorreu durante o período de 10 a 22 de setembro de 2009 na Emily Harvey Foundation Gallery, em Nova York. Já no MuBE foram reunidos cerca de 500 obras, com contribuições de 166 artistas brasileiros, 70 norte-americanos, 17 italianos, entre outras nacionalidades, exposto no período de no período de 04 a 28 de fevereiro de 2010, com curadoria de Angela Ferrara.



Confira o site da mostra: Um livro sobre a morte



TroyArt (2011)

Foto por: Felipe Chaves
A segunda edição, a Troy Art, tomou por base robôs coloridos, feitos de acrílico, ferro, plástico, tendo como base o papel cartão.
O MuBE enviou um kit aos inscritos, por email, com manual e um modelo de toy art criado pelos designers Roberto Stelzer e Nelson Schiesari, para que cada um customizasse o seu e devolvesse para a organização da mostra. Tudo isso resultou em aproximadamente 300 obras, vinda de todos os lugares do mundo e expostas no MuBE no mês de janeiro de 2010.

Confira o site da mostra: Troy Arte


Achamos muito legal essa iniciativa pois possibilita a abertura da atividade artística como um movimento participativo, democrático, aberto e inter-pessoal. Agora vamos por a mão na massa e logo mais traremos novidades!


Comentários
0 Comentários
newer post older post