Em Nome da Arte Contemporânea



           A  Arte Contemporânea é um assunto muito importante para ser discutido na escola, pois propicia situações diversas de ensino. Ela provoca o Olhar e desperta a capacidade de gerar discussões e confronto de idéias que contribuem para cultura, a estética e o senso critico, e é uma realidade mais próxima no tempo e no espaço para a maioria dos alunos brasileiros, mais do que outros períodos históricos da arte, porque é o tempo em que vive, e não deve ser desperdiçada.
           Muitas vezes os Professores de arte vêm de uma graduação que não lhe deu tanta base e material sobre a Arte contemporânea por diversos motivos, por isso uma sugestão do Laborativo, para os professores de arte, são os materiais educativos das Fundações Bienais e galerias de arte. 

Desde o ano passado temos uma exposição de artistas americanos super relevantes na arte contemporânea  (Como Damien Hirst, Matthew Barney, Jeff Koons,Cindy Sherman entre outros) no pavilhão da bienal de São Paulo no Ibirapuera, e este material está disponível online, é um material educativo já focado para atividades em sala de aula.

Disponível AQUI

Temos diversos materiais nesse site separados em:

Conectores : 40 conectores com frases e cores diferentes. Eles podem ser utilizados para fazer ligações entre conceitos e fichas do mapa. São 30 frases conectoras que podem aparecer repetidas, criando sentidos para as relações construídas entre as peças. Possuem, no verso, apenas cores para que sejam criadas outras possíveis ligações.

Livreto: é composto por textos de apresentação sobre a mostra, os principais conceitos da exposição, as linhas de trabalho do setor educativo e glossário-onde você encontra todas as palavras que aparecem em negrito nas fichas.

TAGS:  40 palavras, conceitos e conteúdos que se relacionam à plataforma poética da exposição e que também podem ser usadas para criar conexões e ampliar a discussão sobre a arte contemporânea e a atualidade.

FICHAS DOS ARTISTAS : As 40 dos artistas apresentam textos e imagens sobre 16 artistas participantes da exposição, enfocando suas trajetórias e questões poéticas sobre suas obras. Foram elaboradas pistas para ações educativas que complementam o material e funcionam como sugestões para que possa criar propostas para seu grupo de trabalho. Cada ficha traz a imagem de uma obra e oferece diferentes possibilidades de aproximações. Pode-se criar questionamentos, desde primeiras impressões até observações mais atentas e reflexivas. As fichas também podem ser utilizadas para leitura compartilhada.

E por fim super importante para debates sobre arte contemporânea

PERGUNTAS/EIXOS : As cinco fichas de perguntas são compostas por textos sobre os eixos conceituais, cinco pontuações localizadoras criadas pelo Educativo em sintonia com a curadoria geral da mostra que sugerem modos de olhar para as obras e conceitos: O que faz a arte ser arte? Como você vê o que você vê? Que caminhos os espaços inventam? Como está o corpo? Há certezas que podem ser derrubadas?


Também não menos importante a Bienal do Mercosul tem um material riquíssimo em sua ultima edição, com o tema Ensaios de Geopoéticas , discute questões de território e política , assuntos relevantes em várias áreas tanto da vida quanto da educação, e eles disponibilizam cadernos divididos em Matérias , com o recorte focado para cada disciplina

Disponível : Aqui

Ou Baixe os cadernos Separados abaixo:


 Os materiais são super claros e elucidativos, diretos e adequados para faixa-etarias, podendo ser adaptado livremente pelo educador. 
Esperamos poder ter ajudado com algumas dicas para professores, ou até educadores em espaço não-formal, dando um norte de um bom começo para trabalhar arte contemporânea. 
Algum material já temos , agora só por em pratica e ver o resultado.


  
Comentários
0 Comentários
newer post older post