A Semana de Arte Moderna de 1922




“Seremos lidíssimos! Insultadissimos! Celebérrimos. Teremos nossos nomes eternizados nos jornais e na história da Arte Brasileira.”
(Trecho da carta-convite de Mario de Andrade à Menotti Del Picchia para participar da semana de Arte Moderna.)

           
            Anos atrás, um grupo de conferistas abria uma das maiores manifestações culturais da historia, que reuniu artistas, músicos, poetas, escultores e pintores. A primeira manifestação coletiva de arte moderna no país, a Semana de Arte Moderna. A polêmica semana de 1922.
            A ideia era realizar o evento nas dependências de uma livraria, com espaço suficiente para tanto, mas as pretensões foram de tal maneira crescendo que o mínimo a que se podia desejar para uma “manifestação espetacular que abalasse, pelo seu vulto e violência, o povo brasileiro” (Menotti) só poderia ser o mais o mais importante teatro da cidade, o Teatro Municipal de São Paulo.
            As manifestações artísticas ocupavam as escadarias, o saguão, o palco com agressividade raras vezes vista. Despertaram na maioria do público sentimentos oscilantes entre divertimento e a indignação. Principalmente os trabalhos de artistas como Anita Malfatti e Vitor Brecheret, que tiveram o dom de escandalizar os visitantes. Mas era essa a intenção.
            O objetivo da semana era renovar o ambiente artístico e cultural do país, redescobrir o Brasil, repensá-lo, tentar desvinculá-lo esteticamente do que ainda o prendia a Europa. A semana de 22 foi, sem duvida, o ponto alto da insatisfação com a cultura vigente, submetida a modelos impostos, e a reafirmação de busca de uma arte verdadeiramente brasileira.
            As manifestações causaram impacto e foram muito mal recebidas pela plateia, o que na verdade contribuía para o debate e a difusão das novas ideias em âmbito nacional.
            Os críticos se dividiam entre os que defendiam que a arte fosse uma copia fiel do real e do outro lado, os que desejavam certa liberdade criadora para o artista, que ele não se sentisse cercado pelos limites da realidade. A semana de certa forma contribuiu para essa “libertação”.
            Essa divisão entre os conservadores e renovadores prevaleceu por muito tempo e atingiu seu auge na semana de 22. A partir dela iniciou-se uma década de polemicas, provocações, invenções, brigas estéticas, enfim, parecia inesgotável, e isso levou Mario de Andrade a afirmar que os oito anos que se seguiram a “festa” do Teatro Municipal foram “a maior orgia intelectual que a história artística registra”.
            Embora hoje o modernismo exposto pela semana pareça pouco moderno, e as ideias estéticas de seus principais participantes sejam confusas, não se pode negar que a semana representou, para a evolução artística brasileira, um verdadeiro divisor de águas. Menotti del Picchia assim defendia:
“A Semana foi apenas uma data, como o 7 de setembro, a eclosão de um movimento de independência nacional que vinha de longe” (Menotti 1972). Paulo Mendes de Almeida escrevia cinquenta anos mais tarde, que:

“Já não era um gesto isolado de rebeldia o que presenciávamos, mas um clamor em coro, um movimento de grupo, em que se integravam importantes personalidades, e que deu, positivamente, um safanão naquele adormecido em berço esplendido Brasil das letras, das artes e do pensamento.”

A Semana de Arte Moderna não foi bem entendida na sua época, mas desde então vem se firmando como o mais marcante “fato” de nossa história cultural. Traduz-se hoje em tudo o que se fez imediatamente antes e nos dez anos seguintes a fevereiro de 1922, e exprime simbolicamente o movimento modernista brasileiro. Que hoje é devidamente reconhecido como um período de grande impulso e responsável pela conquista de nossa emancipação artística.
            A semana de 1922 foi o primeiro passo para a arte brasileira de hoje. Sem ela provavelmente nossa produção artística tivesse seguido um rumo diferente.


Referências:
ANDRADE, Mario de. O movimento modernista. In: - Aspectos da literatura brasileira. São Paulo, Martins, 1974.
PICCHIA, Menotti del. A longa marcha. 2ª etapa: Da revolução modernista a revolução de 30. São Paulo, Martins/cons. Est. De cultura, 1972.
REZENDE, Neide. A semana de arte moderna. São Paulo: Ed Atica, 2002.
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