Sobre as defesas que participamos (parte 2) : Jonata Santos



Continuando a falar um pouco sobre as bancas de trabalho de conclusão de curso do curso de Artes Visuais - Bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Que fomos convidados (para ver a primeira postagem, clique aqui)

Nessa postagem falaremos sobre a pesquisa do Jonata Santos que se chama:


 PHOTO/PERFORMANCE: DESDOBRAMENTOS E CONVERSAÇÕES - ESMO = JONATA

    Imagem do ensaio.

Como minha primeira banca, analisar o trabalho do Jonata foi instigante e motivador, aprendendo a separar meu olhar para pesquisa, olhar para o trabalho artistico, e o olhar para o próprio Jonata, que eu já conhecia a bastante tempo.

O seu trabalho trata de duas questões fortes uma teorica e outra conceitual:

No arco teórico do trabalho o Jonata trabalha a questão do registro da performance e de seu registró "poético" ,e da Photo/performance: Uma denominação que vem sendo usada por alguns artistas.

O trabalho começa nos situando na história da arte através de vários trabalhos icônicos que tem o corpo como "suporte" como os pincéis femininos de Yves Klein, os Happening de Allan Kaprow, e as performances de Marina Abramovic. Passando também por outros artistas relevantes, inclusive brasileiros como Lygia Clark (<3), Lygia Pape e Helio Oiticica.

    Imagem do Ensaio

Após a contextualização somos apresentados a alguns artistas de Photo/Performance como o artista Ricardo Alvarenga, que em um de seus trabalhosa, com vestimentas de Jesus Cristo, a cada dia do ano em que tinha 33 anos, tirava uma foto, fazendo alusão à idade de morte de Jesus. 

Bem como apresentados a esses artistas, somos também apresentados a fala de alguns deles em entrevistas feitas pelo próprio pesquisador, incluindo com o próprio Ricardo Alvarenga, com Marcela Tiboni e André Bezerra. 

Terminando a parte mais Teórica do trabalho, somos apresentados ao artista Alexandre Mury que trabalha com photo performance e ai chegamos ao trabalho do próprio pesquisador.

ESMO=JONATA

Imagem do Ensaio
O mais interessante desta parte do trabalho, é que somos apresentados a uma retrospectiva do trabalho do pesquisador Jonata, desde antes do curso de artes, até suas participações no em exposição coletiva do Sesc Criciúma, e nisso conseguimos ver nitidamente a evolução nas photo/performance dele, inclusive sendo apresentados ai a questão de gênero presente no seu trabalho (amparado pela teoria de Judith Butler) e a questão de arquétipos. 

Então chegamos a produção especifica para esta pesquisa: Um ensaio de photo/performance baseado no Documentário  "Em nome da razão - Um filme sobre os 
porões da loucura" (1979) do cineasta Helvécio Ratton, visto pelo pesquisador e que trouxe como principal questão para seu ensaio, o fato de que os corpos no manicômio não tem rosto, nao tem identidade, não são distinguidos entre gêneros: "Em falas apresentadas no filme, era narrado que os sujeitos chegavam ao Colônia (sanatório) e já tinham suas cabeças raspadas, tinham arrancados seus pertences, e sem pena encaminhados para banhos gelados. Supostamente para entenderem, até os que não tinham discernimento das suas ações, que a partir daquele momento eram “corpos” sem identidade, sem dignidade." (SANTOS, 2014, p47)

Imagem do Ensaio

Deixo aqui meu agradecimento ao Jonata, por poder participar deste momento. As imagens durante a postagem como sugere a Legenda, são as imagens do próprio ensaio resultado da pesquisa. Abaixo deixo o Link para a pagina dos trabalhos do Jonata pra quem curtiu e o resto das fotos do Ensaio

Ensaio Esmo (Completo - exceto pela foto de bundinha que o face censura)

Comentários
0 Comentários
newer post older post