A 31ª BIENAL COMO JORNADA



Tá chegando gente!!
A 31ª Bienal de São Paulo esta com várias novidades no site : Aqui
A primeira novidade é que no titulo no banner no site temos :
A bienal não tem tema, mas tem uma frase que a define e se redefine, pois ao decorrer da mostra o verbo será trocado regularmente:
  • Como falar de coisas que não existem
  • Como viver com coisas que não existem
  • Como usar coisas que não existem
  • Como aprender de coisas que não existem
  • Como lutar contra coisas que não existem
Além do site estar trazendo varias noticias sobre os cursos de formação e as discussões de reuniões de professores, que tem temas super relevantes como : A complexidade do contemporâneo e  Quando vira arte?

Outra novidade que é o titulo desta postagem também é que na coletiva de imprensa de hoje foi falado mais sobre a mostra
Esta mostra foi pensada como uma Jornada, que obviamente so terminará apos o fim da mostra (e até depois porque o tema pode ecoar infinitamente).
De acordo com a coletiva 
 "Haverá muitas oportunidades para se entender a natureza das jornadas, conformadas por densidades de diferentes obras de arte que resultam em um itinerário em torno de uma ideia comum. Haverá conflitos, descobertas e transformações ao longo de projetos desenvolvidos pelos participantes, às vezes em colaboração com outros."
O interessante também é que os projetos convidados estão para pensar a ambiguidade da sociedade e "sugerir maneiras pelas quais poderiamos falar sobre ela, lutar contra ela ou usa-la para ajudar a moldar nosso futuro" porque este medo e esperança de possibilidades sociais novas e mudança no sistema global é algo que permeia o pensamento humano.

Esta Jornada começa três direções muito distintas:
  • O  mergulho na história da Bienal de São Paulo e do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, onde a exposição tem sido sediada desde 1957.
  • Viajar pelo Brasil e pela presente situação de seu cenário artístico, cultural e político, considerando-o em relação intensa com um contexto latinoamericano mais amplo. 
  • Envolvimento em um diálogo e intercâmbio com as equipes permanentes da Bienal, seus apoiadores e o mundo mais amplo à nossa volta. 
Quatro ideias que se tornaram cruciais trabalho da mostra: imaginação, transformação, coletividade e conflito

Uma das formas que estas jornadas são pensadas é definida como -trans que de acordo com o texto :"A arte também pode ser uma força destruidora. Ela pode responder pela aparência e comportamento das pessoas e do mundo em sentidos que são negativos ou provocadores. A arte pode criar situações em que o desaprovado é reconhecido e valorizado. É a esta condição que chamamos trans-, abordando transgressão, transcendência, transgênero, trânsito, transsexualidade, transformação, transporte, transmissão, transtorno, entre outros. Esse atravessamento de fronteiras (uma travessia que também pode ser parte de uma jornada) pode ocorrer por mudança (de gênero) corporal literal ou estados mentais diferentes (sistemas de crença): algumas vezes, ou mesmo muitas, ocorrem juntos. "


Educação

Um dos efeitos das coisas trans- é que não é mais possível retornar ao original ou, dito de outra forma, não é possível colocar a tinta de volta no tubo depois que ela saiu. Trans- implica uma mudança de estado, tais como a que ocorre em contatos educacionais bem-sucedidos.

Para ver o texto completo: Aqui

E falando nisso o material pedagógico também é a outra novidade. Ele além de já estar sendo disponível nos cursos e provavelmente poder ser recebido pessoalmente durante a mostra, está disponivel em PDF.
E sobre o material Concebido como uma "Caixa de Ferramentas" 
  • Dez cartazes que apresentam artistas ou coletivos que participam da 31ª bienal (com textos que abordam suas respectivas trajetórias e contextos de atuação)
  •  40 “pistas educativas”, propostas para ações em grupo dispostas como ferramentas e divididas em quatro grandes lentes conceituais: coletividade, conflito, imaginação e transformação.
Coletividade e pluralidade são as questões chaves das discussões propostas pelo Material Educativo, que pretende contribuir para ampliar o olhar e enfatizar que qualquer mudança efetiva (cultural, social, política) precisa ser coletiva para que ocorra.

As pistas educativas são sugestões de ações práticas que podem ser incluídas no planejamento de aulas e encontros ou inspirar novas proposições. (E são super interessantes mesmo).

O material pode ser baixado nos links:
Para ver o texto completo sobre o material pedagogico: Aqui

Com abertura marcada para o dia 6 de setembro de 2014,  essa edição da Bienal busca sublinhar a capacidade da arte para ativar-se em relação a diferentes pessoas e contextos, bem como a sua capacidade de interagir e intervir de forma diferenciada, efetiva ou polêmica, dentro de uma determinada situação.

E nos estamos ansiosos e animados!
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