Artista Criciumense Janor Vasconcelos expõe no MuBE/SP




A arte de Santa Catarina ocupará neste mês um espaço importante do circuito brasileiro. Desta vez, o campo de visibilidade da produção artística desloca-se da Capital para o sul do Estado. 

Criciúma ganha projeção com a mostra “Perfuratrizes”, de Janor Vasconcelos, que estará entre o dia 11 de julho e 4 de agosto, na sala Burle Marx, no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em São Paulo. 

 + Nós do Laborativo também já expomos lá, na edição Pandora's Box, 
um projeto muito legal que divulgamos aqui


Foto: Divulgação

A exposição, um projeto realizado pelo Programa de Ação Cultural 2013, com o apoio da Secretaria de Estado e Cultura do governo do Estado de São Paulo, reúne um desenho expandido que ocupará toda extensão de uma das paredes do espaço expositivo, uma instalação com 200 canetas de uso de sua produção e quatro esculturas que ocuparão o jardim.

 O ponto de partida desta poética é a memória geográfica e social – as minas de carvão e os mineradores, universo que molda a paisagem urbana de sua cidade e o seu discurso artístico apresentado em pintura, desenho, escultura, fotografia, intervenções e instalações. 

“Tal qual a caneta que risca o papel, a perfuratriz esculpe a rocha na busca desenfreada do mineral, fonte de energia que move o mundo. Se o equipamento ajuda a desvendar enigmas e riqueza do interior da caverna, a caneta expõe faces expressivas carregadas de memórias – espelhos envolto em bruma existencial”, diz o curador Franzoi que é artista visual, arte educador e curador. 

Em “Perfuratrizes” o artista desenha numa postura similar a de um garimpeiro, transforma as canetas numa espécie de ferramenta adotada nas minas. Veloz, a mão produz linhas, riscos e curvas, entrelaçamentos de filetes e tramas que obedecem à lógica do tempo contemporâneo, pura distorção e estranhamento, montagem de enigmas, galerias de sentimentos em acelerada mutação. 



Serviço 
O quê: Mostra “Perfuratrizes”, de Janor Vasconcelos
Quando: 11/7/2013, 19h (abertura). Até 4/8/13, terça a domingo, 10h as 19h
Onde: Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), Sala Burle Marx, av. Europa, 218, São Paulo (SP), tel.: 11 2594-2601 mube@mube.art.br
Quanto: Gratuito


--------

Janor vive e trabalha em Criciúma. Graduado em educação artística com especialização em artes plásticas e pós-graduação em arte educação, desenvolveu projetos de arquitetura, engenharia e mineração. Estudou escultura em cerâmica e fundição em bronze.  Inscrito na chamada geração 2000, o artista participa de exposições coletivas, individuais e projetos de arte contemporânea. Autor de uma produção substancial, alcança legitimação com orientações, curadorias e premiações em salões importantes de Santa Catarina. Seus trabalhos já foram vistos, por exemplo, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa e na Fundação Badesc, espaços referenciais no Estado.

Contribuição: Assessoria de imprensa NProduções Néri Pedroso

Comentários
0 Comentários
newer post older post