Boa Notícia! Laborativo foi selecionado para o InterCIDADES 2013




Há alguns meses atrás escrevemos projetos para um edital. E, exatamente no dia 02 de junho de 2013, estávamos tranquilos em nossos lares, quando de repente Vanessinha surge:
“genteeeeeeeeeeeeeeeeee ces não imaginam!! Olha o e-mail que recebemos:
- fico feliz em informar que a comissão curatorial de InterCIDADES aprovou uma proposta do Laborativo, Posto de Inconveniência
- Gritos de euforia e alegria de toda a equipe Laborativo \O/ - 
Fomos selecionados para participar do InterCIDADES!!!!
 
Laborativos, mas o que é o InterCIDADES?

É um projeto muito legal, que consiste em uma exposição coletiva, itinerante e internacional de arte contemporânea, criada para investigar as possibilidades de colaboração e intercâmbio artístico entre duas cidades de contextos, idiomas e geografias diferentes: Joinville/Brasil e Lansing/USA.

Trata-se de uma realização do MAC Schwanke financiada pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC.

Em 30 de Maio de 2013, os curadores Alena Marmo, James L. Lawton e Jefferson Kielwagen reuniramse, via videoconferência, a fim de discutir e selecionar as propostas enviadas para a edição inaugural de InterCIDADES. De um total de 26 propostas, enviadas por artistas brasileiros e americanos, o júri selecionou as 10 que melhor se adequam ao formato e objetivos do projeto.

As apresentações das propostas selecionadas acontecerão nos espaços públicos das cidades, sem contar com a viagem dos artistas ou com o transporte de objetos artísticos, mas com a colaboração entre os mesmos à distância e mediados pelos curadores. Esse formato favorece as práticas agrupadas sob a denominação de arte relacional, como intervenções, performances, situacionismos, derivas, psicogeografias, terrorismo poético, e outras. Para os artistas que participam, InterCIDADES cria oportunidades de colaborações internacionais.

As atividades do projeto no Brasil iniciam-se no dia 26/07 (sexta feira) e serão encerradas com uma palestra, gratuita e aberta ao público em geral, com o artista e curador internacional James L. Lawton. No dia 31/07, quarta feira, 19h30 no anfiteatro 2 da Univille.

Iremos participar com o “Posto de Inconveniência” no dia 27/07, sábado, a partir das 12h nas passarelas entre as ruas 9 de Março e XV de Novembro (em Joinville/SC, claro)

Finalizando os trabalhos por aqui, todas as propostas selecionadas serão apresentadas uma segunda vez em Lansing/USA, por artistas de lá! Então nosso Postinho vai ficar internacional e irá se transformar em Inconvenience Station. UAU!
Confira a programação completa:
Vocês podem confirmar a presença e saber mais sobre o evento aqui.
Semana que vem voltamos para contar TUDO como foi lá :)

Bienal Internacional de Curitiba 2013




  Esse ano além de Bienal do Mercosul, tem a Bienal Internacional de Curitiba que completa 20 anos em 2013. Nesta edição eles estão priorizando a arte que vai para as ruas, com ações que não se restringem aos museus e galerias de arte, mas que ganham o espaço urbano. Sob curadoria geral dos críticos de arte Teixeira Coelho (MASP) e Ticio Escobar (Bienal de Valência), a Bienal acontece na capital paranaense entre os dias 31 de agosto e 1º de dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em mais de 100 espaços da cidade.
Ai Wei Wei
 Dentre os artistas, figuram os nomes Ai Weiwei (China), Ann-Sofi Sidén (Suécia), Antoni Abad (Holanda), Luis Felipe Noé (Argentina), Katharina Grosse (Alemanha), Martine Viale (Canadá), Peter Kubelka (Áustria), Regina Silveira (Brasil) e William Kentridge (África do Sul).

“O único critério para a seleção das obras é o da qualidade e pertinência: elas devem impor-se  pela qualidade e serem capazes de apontar para algumas das inúmeras questões da arte contemporânea”, dizem os curadores gerais ao explicar por que optaram por deixar de lado a prática de se escolher um tema e um título para as bienais."

Nesta edição, a arte urbana e as performances artísticas ganham atenção especial, pois, além de estarem cada vez mais fortes e presentes no cenário internacional, oferecem um contato direto e imediato com a comunidade. Não fosse o bastante, as obras de rua ainda ajudam a cumprir o papel de deixar heranças mais duradouras, ampliando sua ação para além do período de exposições. Literatura e web arte recebem também grande espaço no evento.
Angelo Luz

“A Bienal é uma excelente oportunidade para se ter contato com o que há de mais contemporâneo no mundo da arte. Ao observar as obras, acompanhar as performances, visitar um museu, é possível cruzar fronteiras geográficas e expandir o repertório cultural. Este ano, a Bienal envolverá toda a cidade, provocando as pessoas de um jeito diferente”, afirma o diretor-geral da Bienal, Luiz Ernesto Meyer Pereira.

 Além disso acontecerão os chamados CIRCUITOS, que são um festival de cinema da Bienal e um Circuito de galerias com programação especial nas galerias da cidade.

Os roteiros poderão ser feitos a pé de Bicicleta ou Van, (esta ultima desde que seja agendado a visita antes.), havera também um guia de bolso com mapa de onde estão as obras. .



Palestra de Joseph Kosuth em Joinville/SC - Inscrições abertas!





Alô povo bonito, como já contamos aqui no blog, em agosto, o Instituto Schwanke irá trazer o artista internacional Joseph Kosuth para uma palestra em Joinville/ SC em comemoração aos dez anos da entidade! Que máximo né!


Foto: MineKasapoglu/Div

Pesquisadores, agentes e amantes das artes plásticas devem anotar na agenda. O renomado artista norte-americano Joseph Kosuth abrirá as comemorações dos 10 anos de fundação do Instituto Luiz Henrique Schwanke com uma palestra, no dia 29 de agosto, a partir das 19 horas, no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC. 
O encontro integra o projeto “Arte Conceitual: Realidade e Consistência?”, aprovado pelo Mecenato de 2012, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), de Joinville. 
Kosuth estreia uma série de seis encontros previstos no projeto, que tem como público-alvo educadores da rede de ensino municipal e estadual, professores e alunos universitários, vinculados aos cursos de artes visuais, design, arquitetura, comunicação social e demais interessados em filosofia e história da arte.
“Pioneiro, mestre, artista experimental dos mais importantes, a presença de Kosuth marcará a celebração em torno de um trabalho de dez anos em favor do desenvolvimento cultural de Joinville e nos ajudará a pensar a arte conceitual no século 21, abrindo um outro campo de reflexão sobre a produção de Schwanke”, diz Néri Pedroso, presidente do instituto.
“Arte Conceitual: Realidade e Consistência” objetiva a promoção de espaços, de âmbito nacional e internacional, voltados a reflexões sobre conceitos teóricos e a produção decorrente na arte contemporânea, dando continuidade às ações de fomento neste universo desenvolvidas pelo Instituto Schwanke desde outubro de 2003.

As inscrições para a palestra de Joseph Kosuth estão abertas desde o dia 15 de junho e podem ser feitas pelo e-mail <inscricao.schwanke@gmail.com>.
Para mais informações vocês podem acessar o portal: www.schwanke.org.br

Sobre o Artista
Aos 68 anos, nascido em Toledo/Ohio (EUA), Joseph Kosuth é considerado o pai da arte conceitual, provocador de reflexões acerca da natureza da arte, construção e desconstrução de significados, representação do concreto na linguagem escrita e sua abstração. Kosuth entende que a produção da arte vai além de formas e cores, que o espectador também cria e que potencialmente tudo é material para arte, pela possibilidade de relação com a vida. O artista editou a revista Art & Language, influente periódico voltado à geração de artistas conceituais britânicos e norte-americanos na década de 1960. Ele esteve no Brasil em 2010 para participar da 29ª Bienal de São Paulo.
 
Sobre o instituto
Com sede em Joinville/SC, o Instituto Luiz Henrique Schwanke é uma entidade privada sem fins lucrativos e de natureza cultural, fundada em outubro de 2003 para gerenciar a criação do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke, o MAC-Schwanke. Finalizado, o projeto arquitetônico está em fase de precificação. O artista homenageado pelo instituto morreu em 1992, aos 40 anos. Considerado um dos expoentes da arte brasileira no século 20, ele estudou comunicação e se destacou como nome conectado ao movimento artístico internacional, criador de mais de cinco mil obras.

              Contribuição: Mercado de Comunicação.
Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaele
Texto: Fernanda Lange.
newer post older post