Na Borda: nove coletivos, uma cidade



Depois desse período de férias, voltamos!

Nesse período recebemos o livro Na Borda: nove coletivos, uma cidade, um livro muito bacana que é o resultado final do projeto NA BORDA/Intervenções, que foi gerado pelo Na borda juntamente com nove coletivos de arte da cidade de São Paulo e aprovado pelo Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.


Sobre o Na Borda                                                           Pra quem não sabe... Na Borda é uma revista eletrônica de Arte e experimentação artística, temática, realizada com/de/para artistas que se posicionam na borda do sistema de arte e do fazer artístico. A revista tem vários artigos muito legais que podem ser acessados aqui. As edições são temáticas e os temas propostos são: Crise, Corpo, Cidade, Ruído, território, perfomance, ações em rede, política, coletivos de arte... 


O projeto NA BORDA/Intervenções durou meses e seu processo poético envolveu etapas que incluíram intervenções e ações dos coletivos na cidade, debates, oficinas e apresentações áudio-visuais ligadas ao projeto para aproximar a comunidade das propostas de cada coletivo, uma exposição que ocorreu em julho a agosto de 2012 no SESC Consolação e por ultimo a publicação deste livro. 

Capa do livro
Todo o projeto traça um panorama importante da atual cena coletiva de São Paulo, bem como do Brasil, oferecendo uma oportunidade única de acompanhar a ação dos principais coletivos artísticos em atuação.

Participaram deste projeto os coletivos: Bijari, Projeto Matilha, COBAIA, Contrafilé, EIA, Esqueleto Coletivo, Frente 3 de fevereiro, Nova pasta e Ocupeacidade.

Como ultima etapa do projeto, o livro Na Borda: nove coletivosuma cidade traz um registro de todo o processo de ação e reflexão incluindo textos inéditos sobre os processos criativos de autoria dos próprios coletivos. Neste livro, também somam-se as reflexões de algumas vozes que mediaram debates durante a exposição: Fabiane Borges, Flavia Vivacqua e Suely Rolnik.

Como resultado desse processo ele é rico em informações que expressam como cada coletivo pensa e atua artisticamente e levanta questões em torno do fazer coletivo, das práticas colaborativas e da ação artística no contexto urbano atual.

Como esse assunto é tema da minha monografia da pós graduação, ele vai ajudar muito pois juntamente com Insurgências Poéticas - Arte Ativista e Ação Coletiva de André Mesquita, e Táticas de Artistas na América Latina - Coletivos, iniciativas coletivas de artistas e espaços autogestionados de Claudia Paim compõe as únicas referências brasileiras sobre o tema que tenho até então. E já fica de apelo né, se alguém souber de mais algum para me indicar, agradeço!


Ficou interessado? Acesse o livro completo aqui


Comentários
0 Comentários
newer post older post